1ª Edição

A Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada foi realizada em sua primeira edição em abril de 2012 na Universidade de Wageningen na Holanda, tendo como tema “Agricultura multifuncional e as relações rurais-urbanas” (Multifunctional Agriculture and Urban-Rural Relations), contando com a presença de 253 participantes e 19 grupos de trabalho.

O evento teve como objetivo reunir especialistas, acadêmicos, gestores e organizações envolvidas com temas agroalimentares e que estavam interessados em discutir novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI.

A programação geral do evento, apresentações e artigos podem ser encontrados nesta acessados pelo link https://app.box.com/s/7251b7d8b15482818700

2ª Edição

A 2ª Conferencia, realizada entre os dias 14 e 17 de Setembro de 2015 em Roma, recebeu 370 participantes, organizados em 24 grupos de trabalho. Sediada na Universidade Roma Ter, esta edição teve como tema central “A reconexão da agricultura e das cadeias alimentares às necessidades sociais” (Reconnecting Agriculture and Food Chains to Societal Needs).

A programação geral, as apresentações dos painéis principais e os artigos apresentados podem ser acessada neste link

https://app.box.com/s/8hi1skt5loe5n4ccdgn2q6m4x4wm88uv

A II Conferência também foi palco de uma premiação para inovações sociais através da agricultura e melhores práticas revolucionárias. A 4ª edição do premio “Inovações Sociais para a agricultura do Futuro”, promovida pela Icare, contemplou os ganhadores uma obra de arte artesanal (feita por um jovem artista-artesão italiano que cria obras de arte com materiais reciclados) e um prêmio em dinheiro para os três primeiros lugares.

A presença de participantes de mais de 60 países, consolidou o caráter internacional do evento, incentivando a realização em outros continentes. É neste contexto que o Brasil foi escolhido para sediar a 3ª edição da Conferência em 2018.