Programação

A III AgUrb contará com uma intensa programação que se estenderá ao longo de cinco dias que inclui: painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais. O tema central da Conferência será “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção e a tabela a seguir ilustra a forma como a programação esta sendo construída.

 

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

17/09

18/09

19/09

20/09

21/09

Manhã8h30

Cerimônia de Abertura

Painel 1

Painel 2

Painel 3

Saídas de Campo

Painel 4

12h

Intervalo Almoço

Tarde13h30

Simpósios

(4 Paralelos)

Simpósios

(4 Paralelos)

Simpósios

(4 Paralelos)

Simpósios

(4 Paralelos)

15h30

Intervalo

16h

20 Grupos de Trabalho /

Relatos de Experiências (5)

(Atividades Simultâneas)

20 Grupos de Trabalho /

Relatos de Experiências (5)

(Atividades Simultâneas)

20 Grupos de Trabalho /

Relatos de Experiências (5)

(Atividades Simultâneas)

20 Grupos de Trabalho /

Relatos de Experiências (5)

(Atividades Simultâneas)

19h30Atividades CulturaisAtividades CulturaisAtividades CulturaisEncerramento

 

PAINÉIS

 

Os painéis serão espaços centrais da III AgUrb em que grande referências internacionais serão convidados a apresentar suas visões sobre temas de grande relevância na atualidade, tendo conjunturas variadas, tais como:

 

  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs) nas sociedades urbanizadoras: as contribuições da agricultura e da alimentação
  • Segurança alimentar e soberania: desafios para nutrir o mundo
  • Construindo sistemas alimentares sustentáveis diante das mudanças climáticas
  • As múltiplas dimensões do consumo de alimentos

Entre os convidados espera-se contar com a participação de acadêmicos de renome internacional, representantes de alto escalão de governo e instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais internacionais. Os Painéis serão realizados no Salão de Atos da Universidade, ocupando todo o turno da manhã, com tradução simultânea.

SIMPÓSIOS

Os Simpósios serão atividades de cunho mais temático, que terão como objetivo contemplar uma ampla gama de discussões em torno da agricultura e alimentação. Em parte, serão elaborados pela Comissão Organizadora da III AgUrb e em parte, serão propostos por organizações parceiras e atuantes no campo agroalimentar. A expectativa é de que tenhamos 4 Simpósios paralelos acontecendo no início da tarde, em auditórios para públicos de cerca de 250 pessoas.

 

GRUPOS DE TRABALHO

 

Os Grupos de Trabalho – GTs temáticos da AgUrb são espaços de apresentação de trabalhos que tratam do estado da arte sobre temas como alimentos saudáveis, sociobiodiversidade, sistemas agroalimentares sustentáveis e inovações tanto no consumo como na produção. Os GTs têm por objetivo criar condições para que pesquisadores, ativistas, formuladores de políticas, agentes públicos e privados possam discutir e compartilhar tanto resultados de investigação assim como estabelecer as bases teóricas, empíricas e metodológicas de questões que precisam ser aprofundadas. Ao todo, teremos 20 GTs abordando temas variados, até o final de Fevereiro os GTs serão anunciados.

O edital para submissão de artigos abrirá entre março e maio de 2017 e os artigos resumos aprovados terão entre os meses de junho e julho para envio do resumo expandido (10 páginas).

 

Os interessados em propor artigos posem preparar seus resumos conforme as seguintes diretrizes:

 

  • Podem participar do processo de submissão trabalhos inéditos de autoria de acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais;
  • O conteúdo dos artigos deve estar em conformidade com a proposta temática dos Grupos de Trabalho – GTs da III AgUrb, devendo o GT de interesse ser indicado no ato da submissão.
  • Serão aceitos no máximo 2 (dois) artigos por autor.
  • Os artigos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.
  • O resumo do trabalho ou artigo terá entre 300 e 350 palavras e deverá incluir seu objetivo, o quadro conceitual e metodológico, resultados e conclusões.
  • Os trabalhos aprovados só poderão ser apresentados após confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
  • Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para seleção exclusivamente através do sistema que será disponibilizado neste site
  • O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, sem legendas, figuras, tabelas, gráficos ou citações bibliográficas. O resumo deve apresentar a seguinte estrutura: a) Título da apresentação; b) Identificação do Grupo de Trabalho ao qual o resumo é enviado; c) Nome do autor ou autores, afiliação institucional e e-mails. Inclua entre 3 e 5 palavras-chave.

 

 

A seleção dos Artigos Processo de Seleção

A seleção dos artigos será feito pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho em um processo de avaliação cega por pares e irá considerar a qualidade dos artigos, a coerência com o GT e o limite de artigos a serem apresentados por GTs. Os coordenadores dos GTs são soberanos sobre o aceite ou não dos artigos.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

Os relatos de experiência têm como objetivo possibilitar que grupos da sociedade civil organizada possam partilhar suas experiências e trajetórias. As experiências podem ser de cunho técnico ou popular, e não precisam ser apresentadas conforme uma estrutura teórico-metodológica, mas seguirão uma um formato mais simplificado. Para os relatos de experiência também será aberto um edital propondo temas os 5 temas geradores nos quais as experiências deverão se inscrever. O edital deverá ser aberto entre abril e junho de 2017.

 

ATIVIDADES CULTURAIS

As atividades culturais têm como objetivo tratar dos temas da Conferencia através de diferentes formas de expressão artística, sendo complementares as demais atividades.