Sobre

A Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada representa o esforço de uma comunidade internacional de pesquisadores acadêmicos, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas que estão convencidos da necessidade de se colocar os alimentos e a questão alimentar no cerne das problemáticas centrais que desafiam a humanidade no século XXI, que são as mudanças climáticas e suas repercussões sobre a água e a biodiversidade, a busca por fontes alternativas de energia e as transformações demográficas.

As questões alimentares têm assumido uma importância decisiva na agenda social, política e acadêmica internacional nos anos recentes. Entre os desafios a serem enfrentados estão: o desenvolvimento de novas tecnologias na produção agroalimentar adaptadas aos impactos climáticos, a formação de novas dinâmicas de abastecimento que promovam a interação entre produtores e consumidores, o primor pela qualidade dos alimentos, o design de sistemas alimentares sustentáveis.

Neste sentido, a AgUrb busca reunir múltiplos atores envolvidos com a temática agroalimentar para refletir e debater sobre novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI em sociedades cada vez mais urbanizadas.

Após duas bem sucedidas edições européias, a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb, será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018 em de Porto Alegre na Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – UFRGS

Tendo como tema central será “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção”, será um locus privilegiado para a apresentação, aprimoramento e difusão de conceitos, artefatos, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes.

A Conferência vai reunir um público muito diversificado, formado por diferentes campos do conhecimento e múltiplos atores, tais como: professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais, agentes de governo, servidores públicos, ativistas de movimentos sociais, representantes de organismos políticos de representação nacional e internacional, empresas, agricultores e consumidores.

A III AgUrb contará com uma intensa programação que se estenderá ao longo de cinco dias que inclui: painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais.

Parceiros e apoios são bem vindos, porem visando a coerência ética com a proposta do evento, será dada prioridade para contribuições de organizações envolvidas com a agricultura e pecuária familiar; empresas envolvidas com alimentos orgânicos, alimentos saudáveis e produtos ecológicos; fundos e agências governamentais e de pesquisa. Não serão aceitas contribuições de empresas com envolvimento com trabalho escravo, trabalho infantil e denuncias de corrupção; empresas farmacêuticas envolvidas com transgênicos e agrotóxicos; grandes multinacionais da alimentação e redes de Fast Food; ou ainda empresas envolvidas em atividades de alto impacto ambiental.

Desde 2016 estão sendo realizadas uma série de atividades preparatórias descentralizadas e abertas ao público, de tal sorte a criar uma mobilização local e nacional em torno da AgUrb. Para informações sobre esta agenda siga a nossa funpage.

Maiores informações